Benefício Previdenciário – Salário-Família

Entenda o benefício salário-família, sua importância para trabalhadores de baixa renda e os requisitos para concessão. Saiba a diferença entre salário-família e bolsa família e como garantir o direito ao benefício.
Benefício Previdenciário – Salário-família

O benefício salário-família é um benefício que tem muita relação com a desigualdade social que assola o nosso país, já que existem muitos trabalhadores de baixa renda que necessitam do benefício como uma forma de complementar a renda familiar.

Dessa forma, o artigo irá contribuir para a aquisição de conhecimentos fundamentais em relação ao benefício.

Índice do Artigo:

  1. Conceito e Quem tem Direito
  2. Principais Requisitos para a Concessão do Benefício
  3. Informações Complementares
  4. Diferença entre Salário-Família e Bolsa Família
  5. Conclusão

CONCEITO E QUEM TEM DIREITO

O salário-família é um valor pago ao empregado, inclusive o doméstico, e ao trabalhador avulso, baseado no número de filhos ou equiparados. Vale salientar que o empregado deve requerer o benefício diretamente ao empregador, já o trabalhador avulso faz a solicitação ao sindicato ou ao órgão gestor de mão de obra ao qual esteja vinculado.

PRINCIPAIS REQUISITOS PARA A CONCESSÃO DO BENEFÍCIO

A segurado para a concessão do benefício precisa cumprir alguns requisitos, vejamos:

  • O benefício é pago mensalmente na proporção do respectivo número de filhos, enteados ou os menores tutelados, até a idade de 14 (quatorze) anos, ou inválidos de qualquer idade, sem a necessidade de cumprir carência;
  • Para ter direito, o segurado precisa enquadrar-se no limite máximo de renda estipulado pelo governo federal, na qual, segundo a Portaria MPS/MF nº 2, de 11/01/2024, a partir de 01/01/2024, o segurado que tiver como faixa salarial até R$ 1.819,26, receberá uma cota de R$ 62,04, por filho, na qual essa cota é ajustada anualmente de acordo com o aumento do salário mínimo.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

É comum os benefícios terem particularidades que devem ser analisadas para que o benefício seja concedido. Vejamos os principais pontos a serem analisados em relação ao salário-família.

  • Caso os segurados, empregado, inclusive o doméstico, e o trabalhador avulso, estejam recebendo auxílio por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente e aposentadoria por idade rural, devem realizar o requerimento no INSS. Vale salientar que tal obrigatoriedade também vale para os demais aposentados, que também têm direito ao salário-família, caso tenham mais de 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos de idade, se mulher, e possuam filhos que se enquadrem nos critérios para a concessão;
  • Fato relevante, é que, os dois pais têm direito ao benefício, caso ambos satisfaçam os requisitos para a concessão;
  • Importante destacar a seguinte situação: caso o salário-família pago pelo INSS seja suspenso por falta de renovação, os valores serão pagos depois que a situação for regularizada;
  • Ponto a ser tratado é o fato de que é considerada remuneração mensal o valor total do respectivo salário de contribuição, caso o cidadão exerça mais de uma atividade;
  • Atenção para o seguinte ponto: caso o segurado esteja em gozo de benefício da Previdência Social, o valor do salário-família será pago como acréscimo no próprio benefício.

DIFERENÇA ENTRE SALÁRIO-FAMÍLIA E BOLSA FAMÍLIA

É comum as pessoas confundirem, salário-família com bolsa família, pois apesar de parecerem sinônimos, possuem conceitos diferentes, já que o salário-família é um benefício previdenciário e o bolsa família é um benefício assistencial também oferecido pelo governo.

O bolsa família busca atender pessoas de extrema pobreza, ou seja, em situação de miserabilidade e que necessita do benefício assistencial para suprir as suas necessidades básicas.

Portanto, a finalidade de ambos é semelhante, mas no caso do salário-família as pessoas trabalham e contribuem para o INSS, já o bolsa família abarca pessoas de extrema pobreza que não exercem nenhum tipo de contribuição para o INSS.

CONCLUSÃO

O benefício salário-família é um benefício de extrema importância, mas, muitas vezes, negligenciado, apesar de ter importante função social.

Portanto, os trabalhadores e empregadores precisam estar sempre atentos dos seus direitos e obrigações, respectivamente. Assim, através desse artigo trazemos informações relevantes que farão a diferença para todos aqueles que irão adquirir esse conhecimento.

Autor

PG Contábil Pericia Judicial - Blog - Autor - Gutemberg Pires

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe sua opinião! Valorizamos os seus comentários.